quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM (da Internet), uma animação ou simulação.

Os OA são atividades interativas que oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras.


Para trabalharmos com os objetos de aprendizagem utilizaremos dois sitios gratuitos e livres para utilização, são eles RIVED ( MEC) e LABVIRT ( USP).
Vocês deverão realizar as atividades em cada simulação sugerida abaixo e logo após deixar registrado no comentário:
a) Quais pontos positivos e negativos você encontrou na realização dos objetos de aprendizagem?
b) Os L.O. podem ser considerados como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem?
c) De uma nota para os L.O. de 1 a 5. Qual você mais gostou?


acesse:
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/porquedometro/por1_ativ1.swf
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/biologia/sexualidade/atividade3/atividade3.htm
http://rived.proinfo.mec.gov.br/modulos/matematica/funcoes/atividade1.htm
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/espelhosplanos/index.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi muito valida as dicas que foram dadas no curso ,pois muitas vezes não temos acesso a esses recursos. obrigado a todos os professores deste curso!