quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Vamos tomar sorvete



Quer aprender a derreter gelo mesmo em temperaturas baixas?
Rex e Diná estavam brigados, há dias sem se ver. À procura de uma desculpa para matar a saudade e fazer as pazes, Rex inventou de fazer um festival de sorvetes! Foi ao supermercado e voltou com a sacola cheia dos gelados que iriam fazer Diná se derreter! Encontro marcado, o dinossauro observou que, no caminho para casa, os sorvetes é que derreteram, ficando quase líquidos! Com medo de decepcionar a convidada especial, não perdeu tempo: ativou o freezer para a temperatura mais baixa possível e foi tomar banho.
Horas depois, já todo emperiquitado e cansado de esperar, a campainha tocou. Era Diná. Os dinossauros se cumprimentaram e partiram para saborear os sorvetes! Tudo parecia estar no caminho certo, até que... Ops, probleminha à vista! É que o freezer era mais potente do que Rex imaginara e, com tanto tempo ligado no máximo, acabou se tornando um gelo só! Não dava nem para enfiar a mão e pegar os sorvetes. O reencontro parecia ter entrado numa fria... Será?
Talvez, não fosse Diná ter a brilhante idéia de ligar para sua amiga, Samanta Sabida, que sacava tudo de química. Do outro lado da linha veio a salvação: a menina tinha a fórmula para abaixar a temperatura de fusão do gelo, ou seja, derretê-lo mesmo no frio! Era só espalhar sal pela área congelada!
Dito e feito. Rex e Diná comprovaram a eficiência do método e se empapuçaram de sorvete até dizer chega! O que sobrou ficou para Zíper que, como não poderia deixar de ser, apareceu na hora H, como que pressentindo a bocada!
Quer fazer como Rex e Diná? Você vai precisar de gelo, sal grosso, um copo e um saco plástico. Separe alguns cubos de gelo. Peça para um adulto triturá-los num liquidificador, ou enrolá-los num pano velho e bater com um objeto pesado, até que eles fiquem bem miudinhos. Coloque o equivalente a um copo cheio de gelo moído num saco plástico grande. Adicione, aos poucos, a mesma quantia de sal, misture bem e note que o gelo vai derreter.
O que aconteceu? Ao colocarmos sal no gelo, estamos abaixando sua temperatura de fusão, ou seja, possibilitando que ele derreta mesmo estando abaixo de 0o C, abaixo do ponto normal de congelamento da água! Por isso, nos países frios, costuma-se jogar sal pelas ruas e calçadas para derreter a neve.
Você pode também testar o caminho inverso, ou seja, congelar água sem precisar de freezer! Sabe como? Pegue um saco plástico menor do que o usado na outra experiência e coloque nele um pouco de água (quantidade equivalente a um copinho descartável para café). Feche o saco e coloque-o dentro do que foi usado anteriormente, assim que a mistura de sal e gelo tiver derretido. Aguarde alguns minutos e observe que a água do saco menor, de líquida, virou sólida. Isso acontece porque ela foi colocada em um meio com temperatura abaixo de zero. Como, em condições normais, a água congela a zero grau... ela passou de líquido a sólido!




Quer saber mais, acesse:





Um comentário:

Anônimo disse...

A experiencia do sorvete foi muito inovadora pois com baixo custo podemos mostrar as reações fisicas e quimica na introdução das respectivas aulas,gostei tambem da estoria antes dom experimento.
parabens!