quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Questões

Olá, pessoal.
Responda as questões abaixo, identificando-se no final.
Pensaram que iriam se livrar de nós facilmente!
Agora é sua vez de trabalhar, mãos à obra.
Tenham um ótimo Carnaval!!!!

Grupo CTS



1. Quais as contribuições das diferentes áreas do conhecimento abordadas no curso, você relacionaria com Ciências, Tecnologia e Sociedade?

2. Nos experimentos realizados durante o curso foi possível verificar as relações entre as diferentes áreas do conhecimento?
Justifique através de um experimento vivenciado no curso.

8 comentários:

Anônimo disse...

1. Devido ao tratamento interdisciplinar nas diversas atividades realizadas, constatei que as áreas do conhecimento se complementam. O fator lúdico verificado no momento das experiências favorece o encontro do educando com o objeto de aprendizagem; de modo que o conhecimento e vivências anteriores vão ao encontro da busca do conhecimento cientifico. Colocando desse modo, o educando como protagonista, na construção do conhecimento vivenciado e significativo.
Observei e participei de atividades que nos mostraram a importância do trabalho em grupo, leitura e interpretação, do estímulo a resolução de problemas, história da ciências, utilização de novas tecnologias e a perspectiva do erro como contribuinte no processo ensino-aprendizado.


2. Durante os experimentos realizados, verifiquei em diversos momentos, relações entre as áreas do conhecimento.
Cito o experimento - Camara Escura, que contemplou a relação entre as áreas do conhecimento. (Linguagens, códigos e suas tecnologias;Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias).


Essa atividade, foi explorada de sob o foco de diferentes possibilidades de tratamento, pelo educador; observando-se as fases do desenvolvimento e abstração do educando.
A interdisciplinaridade enriqueceu o processo, promovendo a aquisição de um conhecimento significativo,isto é, não compartimentado, sem significado como podemos aferir num trabalho solitário por disciplinas.
Acredito na nescessária mudança de paradigma, no que diz respeito a importância de um trabalho interdisciplinar e contextuado.

Anônimo disse...

olá mestres usando a interdiciplinariedade concluo que o aluno e o professores são o foca principal, pois o profesor pode influenciar nas areas do conhecimento e com isso pode pegar um experimento de tecnologia e repercurtir na sociedade e com isso outras ciências podem se relacionarem entre si!!

Anônimo disse...

bem um experimento que me chamou atenção e que abrange varias areas do conhecimento foi o da camara escura onde relaciona, matematica , fisica, quimica e podmeos citar a historia onde destacamos a historia do cinema e com isso podemos relacionar a literatura também.
Para mim teve dois exeplos enrriquecedor para mim ,que foi o osmometro onde na biologia alunos tem dificuldade de interpretar e intender o assunto e com o osmometro vai se um ferramenta muito importante nesse assunto.
Outro experimento interessante e destaco foi a da extração do (DNA) onde eu ja conhecia porem os metodos utilizados eram mais complicados e mais caros , e os metodos usados no curso foi mais barato e o resultado mais rápido.

João Luiz dos Santos disse...

As integrações feitas neste curso são a base para uma sociedade cientifica e tecnologicamente sustentáveis, pois somente numa visão sistêmica e holística (de cima para baixo) da vida poderemos compreender que a vida, como um todo, depende das interações de diferentes tipos de vida e de comportamentos. Este modelo atual de educação e desenvolvimento, que divide cada parte como sendo única, é insustentável...

João Luiz dos Santos disse...

O experimento da câmara escura pode ser bem explorado por várias disciplinas, como: matemática (no cálculo dos quadrados que irão formar o cubo); física (captação, commposição e formação das imagens pelo olho humano e importância da luz); biologia (como o cérebro recebe e essas informaações e as transforma em impulsos elétricos para dar uma resposta, consciente ou inconsciente, ao estímulo); química (processo e metabolismo das substâncias envolvidas); e também outras disciplinas podem usufruir deste experimento como artes e história, explicando e contando a história de como funciona uma máquina fotográfica, o cinema e a TV.

Anônimo disse...

1-Nós estamos começando a viver uma integração, nos aspectos;social,tecnologico e científico,e neste curso presenciei interação através de professores de disciplinas variadas, capacitados e interessados,mostrando através de experimentos a ciência,os recursos tecnologicos e o social, como podemos trabalhar com nossos alunos o dia a dia.
2-Em todos os experimentos feitos durante o curso foram abordados a interdisciplinalidade.Exemplo:Na experiencia do sorvete observamos o fenomeno fisico (trasferencia de calor) FISICA,transformaçao quimica (misturas e diluições)QUIMICA,custo (valor do material) MATEMÁTICA,emuito mais .
Foi muito gratificante participar deste curso ,parabens a todos e muito obrigado

Anônimo disse...

As diferentes áreas do conhecimento contribuíram para o ensino de Ciências, Tecnologia e Sociedade ao priorizar competências e conhecimentos que sirvam de base para desenvolver no aluno o raciocínio, a criatividade, o senso crítico, a vontade de questionar e ainda, estimulando a participação ativa nos experimentos e na busca da resolução de problemas enfrentados.

Anônimo disse...

Foi possível reconhecer a relação existente entre as áreas do conhecimento, em todas as atividades, mas para mim as principais foram: a apresentação do site RIVED onde conhecemos "objetos de aprendizagem", na construção do Blog e na Dança dos Sentidos, que permite a abordagem de vários temas, além de servir para integrar o grupo.