quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

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Pessoal, qualquer dúvida técnica a respeito da utilização do Blog entre em contato conosco.

Professores: Cícero Antonio dos Santos


Sandra Cristina Delmiro Oliveira

Matemáticos muito loucos

ORAÇÃO MATEMÁTICA

Poucos profissionais tem realmente a habilidade de ensinar matemática.
A esses heróis, dedico essas "orações matemáticas".

Mestre matemático que estais na sala,
Santificada seja a Vossa prova,
Seja de Álgebra ou de Geometria,
O zero de cada dia não nos dai hoje,
Perdoai as nossas bagunças,
Assim como perdoamos os Vossos Teoremas,
Não nos deixeis cair em recuperação,
Mas nos livrai da reprovação,
Amém.

Ave matemático cheio de malícias,
O temor esteja convosco,
Bendita seja a prova de vossa cabeça,
Socorro !!!
Santa cola, mãe do aluno,
Rogai por nós agora
E no choro da má sorte,
Amém.

Câmara Escura

Câmara Escura






Pegue uma lata de óleo comestível, vazia, e recorte o fundo com um abridor de latas. Faça um furo pequeno no centro do fundo da lata. Cubra a abertura superior da lata com papel vegetal (ou um pedaço de bexiga branca esticada), para funcionar como "filme". Acenda uma vela e escureça o ambiente. Coloque a vela junto ao fundo da lata, de tal forma que a chama da vela fique perto do furo. Observe o papel vegetal. O que apareceu no papel vegetal? Por que a imagem da vela aparece invertida? Observação: Você pode trocar a lata pelo tubo de papelão de um rolo de papel higiênico, uma caixa de sapatos ou outra caixa onde possa criar um ambiente fechado.
Para ensinar a construção de poliedros, podemos aproveitar essa expêriencia e confeccionar junto com os alunos um cubo.
http://www.saladefisica.cjb.net/

Planificação do Cubo


Recorta, dobra pelas arestas e cola.







O cubo possui vários tipos de planificações, porém
todas compostas por 6 quadrados.


Cálculo da área do quadrado
A = L x L, então para calcular a área do
Cubo, basta multiplicar a área do quadrado por 6.

Cálculo da área do Cubo
A = 6 x L x L ( 6 vezes lado vezes lado)

Cálculo do Volume do Cubo
V = L x L x L , este lado pode ser chamado de aresta.


acesse: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/164_ago03/html/portas_abertas

http://br.geocities.com/saladefisica10/experimentos/e100.htm

http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_27.asp

Questões

Olá, pessoal.
Responda as questões abaixo, identificando-se no final.
Pensaram que iriam se livrar de nós facilmente!
Agora é sua vez de trabalhar, mãos à obra.
Tenham um ótimo Carnaval!!!!

Grupo CTS



1. Quais as contribuições das diferentes áreas do conhecimento abordadas no curso, você relacionaria com Ciências, Tecnologia e Sociedade?

2. Nos experimentos realizados durante o curso foi possível verificar as relações entre as diferentes áreas do conhecimento?
Justifique através de um experimento vivenciado no curso.

Fazendo Cola a Partir de Leite

Você só precisa de:
- leite desnatado- vinagre- uma panela que não seja metálica (uma esmaltada serve)- bicarbonato de sódio
Aqueça meio litro de leite desnatado e adicione seis colheres de sopa de vinagre aos poucos, misturando constantemente. Quando começar a engrossar, retire-o do fogo. Continue a mexer até que não haja mais possibilidade do caldo engrossar. Espere que a substância assente no fundo da panela. Então coe-a. Adicione 1/2 de copo (60 ml) de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (também pode-se usar borato de sódio). Quando cessar o borbulhamento, tem-se cola.

Passas Bailarinas



Um truque realmente engraçado você pode fazer fácil, fácil, e encantar os amigos. São as passas bailarinas, que bailam ao sabor de bolhinhas de ar! Tome um refrigerante (guaraná, coca-cola, soda limonada...) e uvas passas. Corte-as ao meio e coloque-as no saboroso líquido gaseificante de sua escolha. Você verá que elas afundam e, em seguida, sobem e mergulham novamente, diversas vezes.
O que acontece?
Os refrigerantes contém quantidade apreciável de gás CO2 (dióxido de carbono), dissolvido no líquido sob pressão. Bolhas de gás formam-se na superfície da uva passa, fazendo com que a densidade do conjunto se torne menor do que a do líquido, e por isso ela sobe. Quando a passa atinge a superfície, parte das bolhas estouram ou se desprendem e a densidade da passa torna-se então maior do que a do líquido, e elas afundam. O processo se repete até que a quantidade de bolhas formadas não sejam suficientes para que os pedaços de passas flutuem.

Carta Química!

Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 1999.
Querida Valência:
Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irresversível entre nós dois, mas sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem que a amo. De antimônio posso lhe assegurar que não sou nenhum érbio e que trabário muito para levar uma vida estável.
Lembro-me de que tudo começou nurârio passado, com um arsênio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Você estava em um carro prata, com rodas de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, compartilhamos nossos elétrons, e a ligação foi inevitável. Inclusive depois, quando lhe telefonei, mesmo tomada de enxofre, você respondeu carinhosamente: "Proton, com quem tenho o praseodímio de falar?" Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos em um palácio de ouro, e nunca causou nehum escândio. Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós e até já disse quimicasaria com você.
Espero que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de substituição.
Soube que a Inês lhe contou que eu a embromo: manganês cuidar do seu cobre e acredite níquel que digo, pois saiba qe eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogrado e que me metais na cadeia.
Sinceramente, não sei por que você está a procura de um processo de separação, como se fóssemos misturas e não substâncias puras! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar errádio. Se isso acontecesse, irídio emboro urânio de raiva. Espero que você não tenha tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!), nem com o Túlio e nem com os estrangeiros (Germânio, Polônio e Frâncio). Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição.
Antes de deitar-me, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à normalidade inicial. Sem você minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. Você é a luz que me alumíno e estou triste porque atualmente nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base. Aproveito para lembrar-lhe de devolver o meu disco da KCl.
Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.
Abrácidos do:
Marcelantânio

Vamos brincar com a ciências um pouco?



Acesse:http://www.on.br/site_brincando/conteudo/jogos/pagina_jogos.html

Quer rir um pouco



Acesse: http://www.on.br/site_brincando/conteudo/humor/pagina_humor.html

Garrafa amassada




MATERIAL:1. Garrafa de plástico com tampa de rosca 2. Funil 3. Um pouco de água quente (peça para um adulto ajudar) 4. Recipiente com água fria
COMO FAZER:1. Peça para um adulto colocar um pouco de água quente dentro da garrafa 2. Tampe a garrafa e coloque-a dentro do recipiente com água fria
O QUE ACONTECE: A garrafa encolhe
POR QUE ACONTECE? Quando a gente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentando também o ar que está dentro dela. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar. O ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão. Enquanto isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela pressão atmosférica.

Arco-íris

MATERIAL:1. Uma folha de papel em branco2. Um copo com água3. Uma lanterna
COMO FAZER:1. Coloque o papel em frente ao copo com água2. Coloque a lanterna ao lado do copo e acenda
O QUE ACONTECE:Aparece um arco-íris refletido no papel.
POR QUE ACONTECE? Porque o copo d'água faz com a luz da lanterna exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, a gente não vê cor nenhuma, mas se você faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, você vai ver as cores separadas ou um arco-íris.

Expectativas de sabor

Você pode preparar uma refeição composta de frango, milho, abobrinha e arroz: o frango verde, o milho marrom, as abobrinhas vermelhas e o arroz, azul. Você os comeria?
A aparência da comida influencia o sabor que se espera dela.
Em geral, observamos as coisas antes de experimentá-las, a fim de verificar com os olhos se o alimento é comestível e se não está estragado. A visão da comida tm forte efeito no gosto que esperamos dela.

Raio X - observação de ovos

Material:
Caixa pintada com cor escura por dentro
Ovo
Lanterna

1- Construa uma caixa especial para observar um ovo por dentro. Pinte o interior com cor escura, recorte um buraco com a forma de um ovo e fixe uma lanterna dentro da caixa, com luz para cima.

2- Ao colocar um ovo no buraco, você verá o contorno da gema. Essa forma de observação é utilizada para separar os ovos fecundados dos não fecundados. Apenas os fecundados possuem pintinhos em desenvolvimento, que podem aparecer como silhuetas quando vistos contra a luz.

Tiro ao alvo

Material:
Cartolina colorida
Compasso/ lápis/bolas de massa de modelar/tesoura/ cola

1- Desenhe e recorte cinco círculos de papel. Faça o primeiro com 5 cm de diâmetro; o próximo, 5 cm maior e, assim por diante. Faça círculos alternados de cores diferentes. Cole-s juntos para fazer um alvo.
2- Coloque o alvo numa mesa. Fique a cerca de 1,5 m de distância e tampe um olho. Uma outra pessoa segura uma bola sobre a mesa. Peça-lhe para mover a bola para a direita ou esquerda, para frente ou para trás, de modo que a bola caia no alvo. È mais fácil acertar na mosca com um olho ou com os dois?

A visão binocular ajuda a avaliar distâncias com precisão. O teste será mais difícil com um olho tampado.

Mensagem secreta

Material:
Papel branco
Pincel
Tintura de iodo
Limão
Vidro
Pires ou tampa plástica
1- Esprema o limão num pires.
2- Ponha um pouco de água no vidro. Pingue umas gotas de iodo
3- Com o suco do limão, escreva uma mensagem no papel. Deixe secar.
4- Pincele o papel com a mistura de água e iodo.
5- A mensagem invisível forma uma imagem branca no papel.

O iodo faz o amido do papel ficar roxo
O suco de limão impede a mudança de cor e assim a mensagem aparece em branco.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM (da Internet), uma animação ou simulação.

Os OA são atividades interativas que oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras.


Para trabalharmos com os objetos de aprendizagem utilizaremos dois sitios gratuitos e livres para utilização, são eles RIVED ( MEC) e LABVIRT ( USP).
Vocês deverão realizar as atividades em cada simulação sugerida abaixo e logo após deixar registrado no comentário:
a) Quais pontos positivos e negativos você encontrou na realização dos objetos de aprendizagem?
b) Os L.O. podem ser considerados como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem?
c) De uma nota para os L.O. de 1 a 5. Qual você mais gostou?


acesse:
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/porquedometro/por1_ativ1.swf
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/biologia/sexualidade/atividade3/atividade3.htm
http://rived.proinfo.mec.gov.br/modulos/matematica/funcoes/atividade1.htm
http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/espelhosplanos/index.html

Atividade - Ilusões de óptica

1) Pesquise a definição de ilusão de óptica e publique sua pesquisa no comentário, não esquecendo de se identificar.


2) Olhe para a figura por uns 30 segundos(concentre-se), e depois olhe para uma parede branca.

3) Acesse o site: www.ilusaodeotica.com, verifique as ilusões que lá aparecem. Não se esqueça de deixar seus comentários a respeito do site

Osmômetro












Você ira precisar:
Saquinhos de sorvete;
Suco de frutas;
Açúcar;
Sal Grosso;
Álcool;
Recipiente grande para acomodar os sorvetes.
Modo de fazer:

Faça o suco normalmente.
Coloque o suco dentro dos saquinhos amarrando sua extemidade.
Faça a uma cama com gelo dentro do recipiente e acomode os sorvetes,
Acrescente todo o gelo por cima dos sorvetes, sal grosso e um pouco de álcool e...
Só aguardar para de deliciar com os sacolés.

Quer saber mais, acesse:









Vamos tomar sorvete



Quer aprender a derreter gelo mesmo em temperaturas baixas?
Rex e Diná estavam brigados, há dias sem se ver. À procura de uma desculpa para matar a saudade e fazer as pazes, Rex inventou de fazer um festival de sorvetes! Foi ao supermercado e voltou com a sacola cheia dos gelados que iriam fazer Diná se derreter! Encontro marcado, o dinossauro observou que, no caminho para casa, os sorvetes é que derreteram, ficando quase líquidos! Com medo de decepcionar a convidada especial, não perdeu tempo: ativou o freezer para a temperatura mais baixa possível e foi tomar banho.
Horas depois, já todo emperiquitado e cansado de esperar, a campainha tocou. Era Diná. Os dinossauros se cumprimentaram e partiram para saborear os sorvetes! Tudo parecia estar no caminho certo, até que... Ops, probleminha à vista! É que o freezer era mais potente do que Rex imaginara e, com tanto tempo ligado no máximo, acabou se tornando um gelo só! Não dava nem para enfiar a mão e pegar os sorvetes. O reencontro parecia ter entrado numa fria... Será?
Talvez, não fosse Diná ter a brilhante idéia de ligar para sua amiga, Samanta Sabida, que sacava tudo de química. Do outro lado da linha veio a salvação: a menina tinha a fórmula para abaixar a temperatura de fusão do gelo, ou seja, derretê-lo mesmo no frio! Era só espalhar sal pela área congelada!
Dito e feito. Rex e Diná comprovaram a eficiência do método e se empapuçaram de sorvete até dizer chega! O que sobrou ficou para Zíper que, como não poderia deixar de ser, apareceu na hora H, como que pressentindo a bocada!
Quer fazer como Rex e Diná? Você vai precisar de gelo, sal grosso, um copo e um saco plástico. Separe alguns cubos de gelo. Peça para um adulto triturá-los num liquidificador, ou enrolá-los num pano velho e bater com um objeto pesado, até que eles fiquem bem miudinhos. Coloque o equivalente a um copo cheio de gelo moído num saco plástico grande. Adicione, aos poucos, a mesma quantia de sal, misture bem e note que o gelo vai derreter.
O que aconteceu? Ao colocarmos sal no gelo, estamos abaixando sua temperatura de fusão, ou seja, possibilitando que ele derreta mesmo estando abaixo de 0o C, abaixo do ponto normal de congelamento da água! Por isso, nos países frios, costuma-se jogar sal pelas ruas e calçadas para derreter a neve.
Você pode também testar o caminho inverso, ou seja, congelar água sem precisar de freezer! Sabe como? Pegue um saco plástico menor do que o usado na outra experiência e coloque nele um pouco de água (quantidade equivalente a um copinho descartável para café). Feche o saco e coloque-o dentro do que foi usado anteriormente, assim que a mistura de sal e gelo tiver derretido. Aguarde alguns minutos e observe que a água do saco menor, de líquida, virou sólida. Isso acontece porque ela foi colocada em um meio com temperatura abaixo de zero. Como, em condições normais, a água congela a zero grau... ela passou de líquido a sólido!




Quer saber mais, acesse:





A dança dos sentidos




Com objetivo de analisar a percepção olfativa de cada aluno do curso de férias de experimetações nas aulas de ciências, os professores responsáveis pelo curso, proporam para os participantes a dança dos sentidos.
Cada participante deveria colocar uma venda nos olhos e os professores deveriam passar na pele de todos "cheiros" diversos ( perfumes, temperos e etc...), após começar a música todos deveriam além de dançar achar seus pares através dos cheiros.

Saudação

Esse blog trará um pouco das experiências vivenciadas em sala de aula por professores da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Sua contribuição será sempre muito importante para nós.

Um abraço a todos
Grupo CTS Unicsul

SEMEADURA


Quem planta árvores, colhe alimento.

Quem planta flores, colhe perfume

Quem semeia trigo, colhe pão.

Quem planta amor, colhe amizade.
Quem semeia alegria, colhe felicidade.

Quem planta a vida, colhe milagres.

Quem semeia verdade, colhe a confiança

Quem semeia fé, colhe a certeza.
Quem semeia carinho, colhe gratidão.

No entanto, há quem prefira semear

Tristeza e colher amargura.

Plantar discórdia e colher solidão.

Semear vento e colher tempestade.

Plantar ira e colher inimizade...

Plantar injustiça e colher abandono

Somos semeadores conscientes,

Espalhamos diariamente milhões de

Sementes ao nosso redor.

Que possamos escolher sempre

As melhores, para que, ao recebermos

A dádiva da colheita farta,

Tenhamos apenas motivos para agradecer.


(Desconheço o Autor)